Encare o desafio como oportunidade
- Ana Paula L. Mêda
- 27 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Quem nunca viveu o drama de ter que apresentar trabalhos em grupo na faculdade? Lembro que costumávamos criticar os professores que escolhiam seminários como avaliação da disciplina: "Eles não querem dar aula, não querem ter trabalho para elaborar prova e dão o trabalho pra gente!"
Não vou negar que ainda acho que tinha uma intenção oculta (às vezes não tão oculta) de se poupar da papelada e da trabalheira de corrigir as provas individuais. O que não é um grande problema, se pensarmos que as provas são recursos questionáveis de avaliação. Mas, o ponto aqui é te ajudar a olhar para os trabalhos da faculdade como uma oportunidade! Como? Vamos lá...

Independentemente do período que você esteja cursando e, independentemente de já ter decidido a especialidade que você pretende seguir (clínica, hospitalar, organizacional, escolar, jurídica, trânsito, esporte, social, etc.), apresentar trabalhos ao longo do curso pode ser uma excelente oportunidade de exercitar sua oratória, administrar a ansiedade, descobrir estratégias para manter a coerência e a fluidez na sua fala, entre outros possíveis ganhos.
"Mas, pra que eu preciso desenvolver tudo isso?" Para que, lá na frente, quando você estiver formado e atuando brilhantemente em sua área, você possa apresentar suas pesquisas em congressos, possa oferecer oficinas, palestras, workshops e cursos com tranquilidade, possa aceitar o convite para dar um entrevista sobre determinado tema que você domina sem medo de se expor, ou mesmo gravar um vídeo no seu canal sem muita dificuldade. Pois tudo isso poderá fazer parte do seu sucesso profissional.
Portanto, cara futura colega de profissão, encare o desafio de apresentar seminários como oportunidade de desenvolver habilidades que certamente te servirão em um futuro próximo. ;)




Comentários